Misterioso e inalcançável

***********************************************
Eu gosto de ópera. Talvez por influência do meu pai e do meu temperamento dramático. Nada me emociona mais do que ver Maria Callas cantando ‘Una voce poco fa’, de Rossini. Não sou grande entendedora do assunto – como, aliás, de nada – por isso, comprei o Manual do blefador para amantes de ópera que não querem fazer feio, mas não sabem a diferença entre as frases ‘Legato impecável’ e ‘Um amplo vibrato’. No mais, até hoje só dormi numa apresentação no Municipal do Rio de Janeiro, numa apresentação de Simon Boccanegra de Verdi. Tava chato, mui chato.

***********************************************

Essa daí é Un di felice, da La Traviata, do mesmo Verdi, que eu tenho numa edição da Decca, impecável, com libreto em 4 idiomas (pra quê, se eu só sei dois? Enfim).

Uma das árias mais lindas que já se compôs. ‘Oh, amor, misterioso e inalcançável. O tormento e delícia do meu coração.’

13 Comments

Filed under Uncategorized

13 responses to “Misterioso e inalcançável

  1. arthur

    Acho que nunca assisti uma opera, não sei, a impressão de não conseguir entender o que eles cantam me incomoda. É diferente de ouvir uma musica em uma língua desconhecida, pois mesmo que eu conheça a língua, eles mexem tanto na sonoridade das palavras que não consigo as entender. Prefiro mais musica erudita só instrumental.

  2. ópera é a arte mais completa, thur. é música, canto, teatro, tudo junto. eu acho bonito demais, mas é como eu disse: muitas vezes não entendo nada, aí leio o libreto mas não ficar boiando. essa impressão de ‘diálogo cantado’ incomoda, sim. e é uma coisa meio radical; quem gosta, gosta muito e quem não gosta, nem adianta a gente tentar convencer. bjs, lindão

  3. é verdade, ópera são os extremos…
    não gosto e pronto, mas na verdade eu admiro quem gosta, acho chic. rs
    beijos

  4. JURA que vc gosta de ópera??? Eu amo, a-m-o. Vi poucas, claro. Essa ária que vc postou é perfeita. Choro, choro. Eu trabalhei, como estagiária, no Teatro Guaíra, o maior do Paraná. Escapava todo dia pra assistir aos ensaios de Carmem, com direção do Sérgio Cardoso. Inesquecível. Legal que pra popularizar, na época, botaram legenda num telão, acima das cortinas. Daí era o povo todo chorando. Tenho histórias maravilhosas dessa época. E aquela cena da Festa de Babette, com a moça ensaiando – achei no tube, olha só: http://www.youtube.com/watch?v=XGXRYxiFD6Y

  5. Pronto, chorei no trabalho.

  6. maravilhoso, né, tina? mais linda que essa só “E strano… Ah, fors’ e lui”. escuta, no iutchubi tem ó:

    fora que a soprano também não faz feio…

    ju, música é uma coisa que vem do coração, não adianta forçar. eu gosto de rock e samba, mas ópera é só pra momentos especiais. bjs!

  7. Olha aqui também: http://www.youtube.com/watch?v=Fihn12JDSl0
    Uma das minhas partes preferidas. Carmem dá um pé no Don José, mesmo sabendo que ele vai querer matá-la. E ouve ao fundo o toreador, chamando. Lindo, lindo. Vale a pena ter essa gravação da Jessye Norman, estou procurando.

  8. ‘não faz feio’ fisicamente falando, sabe. 🙂

    cara, jesse norman é *a* diva. comentário de quem não entende de ópera, mas se alimenta de paixão: jesse norman e maria callas habitam o meu olimpo. são deusas, transcenderam.

  9. ah, comentário atrasado: eu também choro, viu, tina. e como. bjs

  10. Su

    Eu entendo que as pessoas não gostem muito por não entender o que está sendo cantado. Nunca curti ATÉ o dia que assisti Salomé. A ópera foi apresentada no original em alemão, mas com uma tela ao fundo com a tradução em inglês. Foi amor à primeira vista! Mas concordo que tudo aquilo só fez sentido pra mim (até escorreu uma lagrimazinha, no final) porque tinha a tradução… enfim. Vou ver se acho esse livro que vc indicou, parece ser bem interessante! Beijos.

  11. ai… minha primeira experiencia foi pessima.
    romeu e julieta, mas quem interpretava romeu era uma garota.
    achei pessimo. inverossivel. me irritou.
    pena.

    beijos.

  12. ahahah
    cara,eu t amo.

  13. inverossivel?????? aHAUhauHAUhauHA.

Leave a Reply

