Melhores de 2008 – parte 1

O cinema da universidade aqui de Nikity City está apurando – como faz em todos os anos – os melhores filmes de 2008. Para isso, eles divulgam uma lista com todos os filmes lançados no ano anterior e a decisão é feita pelo voto popular. Bem democrático e eu ainda posso votar duas vezes, já que também faço parte do grupo de discussão do cinema.

Esse, por sinal, é o único cinema na minha cidade que oferece uma programação alternativa aos blockbusters americanos. É lá que eu vejo filmes de festival, filmes europeus e filmes brasileiros que mal entraram no circuitão. Desvantagens: em geral os filmes levam muito, mas muito tempo pra chegarem desse ladinho da baía de Guanabara. Apenas quando todas as salas do Rio já exibiram o filme é que eles conseguem passá-lo aqui e – via de regra – eu já me dei ao trabalho de ir até a cidade (outrora) maravilhosa para vê-lo. Outra desvantagem: o cinemão é véio, o ar condicionado é quase obra de ficção, o projetor falha regularmente, o foco é horrível, etc, etc.  Os problemas são intermináveis.

Pois bem, o cinema da universidade lançou a lista dos filmes de 2008 e lá fui eu checar quais deles tinha visto. Constatei o óbvio: minha lista não dá nem dois filmes por mês. Como trabalhei feito uma camela no deserto ano passado, além de fazer os concursos que davam pra ser feitos, não sobrou muito tempo. Como consequência disso, a lista dos filmes a serem vistos é três vezes maior. O objetivo da votação é reapresentar os melhores filmes ao grande público e aí fica um dilema: se eu votar apenas nos que vi, corro o risco de ter que ver os que ficaram de fora em DVD. Isso na hipótese de os meus filmes serem escolhidos por outras pessoas também.

Enfim, vamos ao que interessa, as listas!

  1. Em primeiro lugar: filmes efetivamente vistos em 2008 (em ordem alfabética):
  • Batman, o cavaleiro das trevas
  • Um beijo roubado
  • Fatal
  • Feliz Natal (do Selton Mello. Esse foi lançado em 2008, mas eu só vi em 2009. Tão vendo, né? Eu mesma tô querendo estragar a minha própria estatística…)
  • Juno
  • Meu nome não é Johnny
  • Não estou lá
  • Onde os fracos não têm vez
  • P.S., eu te amo (uma bomba, blergh!)
  • Queime depois de ler (outro que vi em 2009)
  • Sex and the city (bomba também, mas achei divertido anyway)
  • O signo da cidade
  • O sonho de Cassandra
  • (e pra fechar com chave de ouro) Vicky Cristina Barcelona

********************************************************

Amanhã ou depois, ou sei lá quando eu coloco aqui as minhas opções para a retrospectiva 2008. Câmbio, desligo.

Advertisements

8 Comments

Filed under Uncategorized

8 responses to “Melhores de 2008 – parte 1

  1. arthur

    Ihh só vi 3 destes filmes, mas outros dois estão guardados para serem vistos em um futuro próximo.

  2. L.

    Não dá pra frequentar o cinema da UFF. Não dá. O último filme que assisti lá foi “Irreverssível” (http://www.adorocinema.com/filmes/irreversivel/irreversivel.asp) e a poucos bancos de mim tinha um cara de masturbando. Não pude trocar de lugar pois todas as cadeiras que estavam vazias não prestavam. Quebradas.
    Mas… da sua lista assisti todos, exceto “PS I Love You”.
    Bjim,
    L.

  3. ah, isso de neguinho tocando punheta eu nunca vi. maconha sim, tem muito mesmo. e as cadeiras também nunca peguei nenhuma quebrada. eu vou porque é barato e porque é a única oportunidade que tenho de ver filmes muito esperados, mas que só passaram em uma sala na barra, por exemplo. claro que mambembice é uó, mas eu me submeto se o filme for muito, muito bom. bjs! [ah, e não veja o P.S., é uma bosta MESMO!]

    🙂

  4. nossa, agora me dei conta de q em 2008 não fui ao cinema…kkkk
    beijos

  5. “e a poucos bancos de mim tinha um cara de masturbando. ”

    “ah, isso de neguinho tocando punheta eu nunca vi. maconha sim, tem muito mesmo.”

    ahahhaha cara, eu te adoro.

  6. Só assisti 2 da sua lista: batman e o signo da cidade. Não gostei de nenhum dos 2.
    Beijoo =)

  7. monica

    Vi , gostei muito ou adorei: 2 dias em Paris; antes que o diabo saiba; apenas uma vez (delicado); o banheiro do papa; um beijo roubado; estômago (joão miguel soberbo); a família Savage; falsa loura; Irina, Juno; linha de passe; Vicky Cristina

    Não vi e gostei: a banda; café dos maestros; o escafandro e a borboleta; iluminados; juventude; luz silenciosa; o signo da cidade

    Mônica

  8. karol, pois é, eu vi e gostei dos dois. eu sei que os especialistas em batman meteram o pau, mas eu não sou especialista em nada, então fui lá e achei bem divertidinho. e o filme da bruna também achei correto, sensível, meio clichê às vezes aquela coisa de imitar o altman e seus ‘shortcuts’, mas valeu.

    moniquets, você viu muito mais coisa legal do que eu – e isso não me admira, já que você é cinéfila por excelência. quero muito ver ‘estômago’ e linha de passe’. tomara q eles entrem na retrospectiva do art UFF e o projetor funcione nesse dia!! rs.

    bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s