Muito barulho por nada

Então o governador do Rio decidiu voltar atrás na decisão de atrapalhar a abertura do aeroporto Santos Dumont para vôos regionais. Dizem as más línguas que ‘chegaram ao preço que ele queria’. Eu acho somente que ele perdeu uma boa chance de ficar calado.

Primeiro: eu não entendo nada de economia, ao contrário do outro morador dessa casa. Porém, já tive que me arrastar de Niterói ao Galeão, pagando mais de 50 pilas de táxi, o que, para os meus padrões, é muito. Já para o Santos Dumont eu posso ir de barcas. Isso mesmo. Eu moro perto do centro de Niterói. Vou puxando minha malinha até as barcas, depois da Praça XV até o aeroporto. Economizo mais de cem reais de táxi, que acabam sendo gastos em coisas mais úteis quando eu viajo. O Santos Dumont tá estalando de novo depois da reforma. O visual quando os aviões pousam ou decolam é de tirar o fôlego de tão lindo. Então, por quê, me digam, por que eu iria voluntariamente pegar um vôo num aeroporto mais distante, pagando mais, tendo um serviço péssimo (as esteiras de acesso do terminal 1 ao terminal 2 do Galeão estão desativadas há uns 6 meses, pelo menos. Se você estiver um pouco atrasado e cheio de bagagem, amigo, phodeu. Leva-se uma eternidade para caminhar de um terminal ao outro), se posso embarcar em outro, mais próximo e melhor? Só porque o governador do Rio quer me forçar a isso? Alguém deve ter sussurrado essa coisa óbvia no ouvido dele.

Não vivemos num sistema capitalista? Então vamos levar essa bagaça a sério. No dia em que o Galeão tiver melhores acessos e serviços melhores e mais baratos, duvido que alguém vá trocar um vôo lá por outro no Santos Dumont. Agora querer fazer isso na base da canetada, eu acho de quinta.

8 Comments

Filed under Uncategorized

8 responses to “Muito barulho por nada

  1. concordo que o serviço no galeão deixa (muito) a desejar. mas não acho o santos dumont um aeroporto seguro. os aviões modernos são enormes, as pistas são pequenas e não tem como ampliá-las: ponte de um lado e pão de açúcar do outro.
    não vejo tanto repúdio a um aeroporto em outras cidades, como curtiba: o aeroporto deles, nem é deles na verdade. fica em são josé dos pinhais. e das vezes que estive por lá não lembro de ter ouvido ninguém maldizer a lonjura do aeroporto.

    modos que. acho que falta boa vontade de todo mundo. das pessoas, em não quererem se deslocar até o galeão, na ilha (não é tão longe assim); e do “governo”, de fazer aquela joça funcionar condignamente.

    bjus

  2. hehehe, pois é, uma ‘joça’ mesmo. olha, quanto à questão de segurança, eu posso consultar o senhor comandante [meu namô] pra ver o que ele diz. que eu me lembre, ele nunca disse nada a esse respeito em relação ao santos dumont. sobre o tamanho dos aviões, eu sei que a azul opera com aviões menores, assim como a webjet. e eu não acho o galeão apenas longe [tá nem é tanto, como vc disse]. acho contramão, sem conforto, horroroso, só isso. sem contar o acesso, que eu acho perigoso. tipo,como pegar um vôo de madrugada passando pela linha vermelha? acho que falta muito investimento ali pra gente começar a desfazer essa impressão ruim que perdura. bjs!

  3. Arthur

    também vou na contramão aqui, eu acho que aeroporto dentro da cidade não dá certo, se quiser aumentar o aeroporto fica impossível, se constroem prédios altos na trajetória dos voos, e todo o resto da novela. O problema não é mesmo o aeroporto ser longe e sim de difícil acesso, se o do Rio (e o de Guarulhos tb) tivessem acesso por trem essas reclamações acabavam. Não vejo ninguém reclamando de os aeroportos aqui em paris estarem a uns 20 Km da cidade pois os trens chegam nele além de ter outras opções de acesso fácil.

  4. olha quem apareceu, rs. bom, arthur, é isso mesmo que você falou. transporte. gatwick fica longe de londres, mas eu não senti dificuldade alguma. tem uma estação de trens dentro do aeroporto. heathrow também. no galeão você tem táxis-bandalha ‘a vera’ e ônibus ruins. o santos dumont não tem prédios tão próximos quanto congonhas, por exemplo. não acho inseguro. enquanto a gente não tiver facilidades de transporte o governo não tem moral pra ficar de mi-mi-mi porque as pessoas preferem o stos dumont ao galeão.

  5. Oi, Cris;

    Eu sou totalmente contra a abertura do Santos Dumont para vôos regionais. Tive um grande amigo, piloto, que sempre dizia que quem opera por ali sua a camisa para se desvencilhar das correntes de vento que jogam o avião contra Pão de Açúcar. O problema, ao meu ver, é criar precedente – primeiro são vôos somente dentro da região sudeste, mas já tem cia aérea querendo desviar vôos de Salvador e Brasília para o Santos Dumont. O aeroporto não tem nem área nem condições ambientais para comportar esse tráfego. E sei quantas espécies fogem da área quando aumenta o tráfego aéreo. Acredito que a solução não é apelar pelo mais simples (o que, afinal, enterrou Congonhas) nem fazer beiço – e sim arregaçar as mangas e dar um jeito definitivo no acesso ao Internacional.

  6. pois é, suzana. o namorado é piloto. vou consultar quem sabe mais que eu e depois me pronuncio. bjs, babe.

  7. Politica, na minha opinião de agente da burocracia, é sempre uma coisa meio de 5ª. Bem uma merda!
    Agora, qto ao aeroporto, não conheço o Santos Dumond pq sempre desci no Galeão. E devo lhe dizer que o Galeão é bem uma bosta mesmo!

  8. então. fiz meu dever de casa. o namô falou que, realmente, a pista do stos. dumont é mais curta e isso torna pousos e decolagens mais difíceis. a margem de erro é pequena e isso envolve mais tensão. congonhas tem uma situação bem mais crítica do que a nossa. eu peguntei a ele se existem aeroportos no mundo nessa situação que temos aqui, encravados no meio da cidade. ele falou alguns, mas eu lembro apenas de roma e miami. comercialmente, ele concorda comigo. não há como incentivar uma preferência pelo galeão na base do decreto. isso tem que ser feito com infraestrutura de transporte, que facilite a chegada e a saída e não faça as pessoas ficarem reféns de engarrafamentos e tiroteios.

Leave a Reply

