Batatinhas da Cris

Acho que nunca publiquei nenhuma receita aqui na quitanda, até porque, há algum tempo atrás, eu tinha um bloguinho só pra compartilhar minhas a[des]venturas culinárias. Daí o tempo passou, o trabalho apertou e nem eu nem a Reilla, minha companheira de cozinha, postamos mais nada. Eu, entretanto, continuei cozinhando o trivial, porque aqui em casa quem faz isso sou eu – a Otília só vem uma vez por semana, e eu não sou de comer em restaurante.

Então, como o tempo é curto, não dá pra ficar experimentando coisa nova e complicada. Isso vai ficar pra depois da minha defesa. No dia a dia, eu faço comida caseira e descomplicada – e faço bem. Daí que hoje, junto com o peixinho de domingo, eu fiz, além do pirão, umas batatinhas pra acompanhar. Elas ficaram tão boas – e são tão facinhas e bobas, que eu resolvi colocar a receitinha [se é que pode se chamar isso de ‘receita’] aqui.

É assim:

Você pega umas seis batatas grandes, descasca e corta em pedaços grandes. Daí cozinha com água, um tabletinho de caldo de legumes e alho poró cortado em rodelas. O quanto de alho poró vai depender do seu gosto. Aliás, não me pergunte por quantidades; não gosto de perguntas difíceis.

Quando cozinhar [você espeta o garfo e a batata tem que estar macia, mas não muito mole], você escorre e reserva [deixe o alho poró lá também]. Coloca numa panela grande e funda umas duas colheres bem, mas bem cheias de manteiga. Espera derreter um pouco e junta meia cebola cortada em rodelas não muito grossas. Deixa a cebola ali na manteiga, pra elas irem conversando e se acostumando uma com a outra até a cebola ficar com aquela cara meio aguadinha. Quando chegar nesse ponto, você juntas as batatas e mexe com cuidado de vez em quando [o cuidado é pra não despedaçar as batatas, né?]. A manteiga vai encharcar um pouquinho as batatas. Quando chegar nesse ponto, você joga na panela uma xícara bem cheia de queijo ralado [pode ser parmesão ou provolone], mexe um pouco e tampa a panela por um minuto. Derreteu o queijo? As batatas estão quentinhas? Despeje numa travessa e polvilhe com noz moscada. Gente, eu acho isso tão bom que sou capaz de comer só as batatas e uma salada, contrariando todos os meus instintos famintos.

P.S.1: Se achar que vai ficar muito engordurado [manteiga + queijo], pode diminuir a quantidade de manteiga. Se não gostar de noz moscada, polvilha com uns verdinhos, fica bom também. E, por último, eu boto só uma pitadinha, ou nenhum sal. O caldo de legumes já tem sal; então é bom ficar esperto. É isso aí. Da próxima vez que a mãe viajar, vocês não têm mais desculpa pra dizer que estão morrendo de fome, seus preguiçosos. Humf.

P.S.2: Não tem foto porque a minha câmera deu pau. Vou ficar muito agradecida se Papai Noel me der uma nova de Natal. Ih. Rimou.

8 Comments

Filed under Uncategorized

8 responses to “Batatinhas da Cris

  1. madoka

    caramba, já estamos em agosto, pro natal é um pulo. ah, adorei a receita, vou fazer isso pra janta, valeu a dica, sabe cumé, eu sou bem trivial na cozinha rs. as crianças vão adorar.
    bjs

  2. Arthur

    Acho que vou esperar vc fazer para a gente rsrsrs vai ficar melhor que se nós tentarmos.

  3. quero uma travessa imensa “desse misturadinho” me esperando em janeiro.
    te liga, lombriga.

  4. Eu quero! Vc fala que as coisas são fáceis, mas a gente vai tentar fazer e nunca fica igual! Vou esperar vc fzer para a gente tb:)
    Beijocas

  5. Que coisa mais delícia! Eu, que moro aqui nos Estaduzunídis passo apertada com tudo que vira sanduíche, mas batata, moça, tem sim sinhô!

  6. Oi Cristiane,
    Adoro sopa, Mafalda que me desculpe.

    Mônica

  7. oi, gente. vou fazer batatinhas pra todo mundo, prometo!

    moniquinha, eu também adoro sopa, mas onde que a mafalda entra nessa história? bjs

  8. monica

    Mafalda do Quino odeia sopa.
    Mônica

Leave a Reply

