Palavras, palavras

1. As que eu gosto:

A maioria começa com es- [ reparei nisso outro dia] e tem sonoridade esquisita: esdrúxulo, escalafobético, esbórnia. Outras eu gosto pelo som ‘brincalhão’ mesmo: barafunda, bifa [aliás, amo a expressão ‘vou te dar uma bifa’], parangolé, bunda [tem coisa mais gostosa de se dizer do que ‘bunda’? Amo.]

2. As que eu não gosto:

As que têm carga negativa. Odeio ‘homofobia’, por exemplo. ‘Imundície’, também não aprecio. Palavras com carga religiosa: ‘pecado’, ‘blasfêmia’, ‘penitência’. Horrorosas.

3. Palavras em inglês preferidas:

Tem duas que eu adoro: serendipity e debauchery. Nunca usei nenhuma das duas em nenhuma circunstância. Mas adoraria.

4. Palavras estrangeiras que entraram no idioma e que eu curto:

Adoro a expressão ‘dar um up’. [Tem um livro do George Lakoff e Mark Johnson onde eles discutem a questão das metáforas conceituais do inglês. Eles destacam muito certas metáforas que são bastante produtivas em inglês, como essa coisa de ‘up’ e ‘down’. Daí que eu adoro essa expressão. Não acho que dito em português teria a mesma carga. E não tenho preconceito algum contra palavras estrangeiras. Sinceramente, acho de um purismo irritante quem fica defendendo o português como se a língua fosse se acabar de uma hora pra outra por conta das palavras em inglês que porventura venham a ser incorporadas. Tudo bem que há exageros – e eles são ridículos. Mas eu só condenos os exageros por eles serem ridículos mesmo, não por purismo. Costumo dizer pros meus alunos que, se a língua não evoluísse, a gente estaria falando latim até hoje.]. Também gosto de ‘deletar’.

5. Palavras que eu uso muito:

Palavrões. Têm a sua hora e lugar. Sabendo usar, não vejo problema algum. Eu uso os mais comuns: ‘putamerda’ e ‘caralho’ são os preferidos. Outras expressões muito utilizadas são: ‘meu deus’, ‘eu mereço’ e por aí vai.

6. Coisas que meus alunos estão cansados de ouvir:

‘Menino, vai sentar’, ‘Menino, você ouviu?’, ‘Não faz pergunta difícil, pô!’ [quando eles querem saber da média sem ter feito a prova final], ‘Será que eu posso falar agora?’.

******************************************************

Eu adoro ter alma de linguista e não de profesora de português. Eu seria uma professora de português muito zoneada mesmo. Daria péssimos conselhos aos alunos e seria contra um monte de coisas que eu vejo por aí. God sabe o que faz.

10 Comments

Filed under Uncategorized

10 responses to “Palavras, palavras

  1. monica

    Algumas das preferidas em inglês são: ubiquitous e cherish. Em português, estoico e destrambelhado.
    Bjs,
    Mônica

  2. Minha palavra preferida em português é ‘estrafego’. Em inglês a preferida é ‘smolder’.

    Beijo ^^

  3. madoka

    magnólia é o que me veio na cabeça. Ah, e pirilampo, são as palavrinhas que gosto. Se ficar aqui pensando vem uma fila, entonces. A nossa língua é tudo de bom não é não?
    bom domigo
    madoka

  4. oh, que fofa você, L. aliás, acho que já lembrei do teu nome e de onde eu te conheço. niterói e a blogosfera são um ovo, pqp, hahahahahaha. bjs

  5. nossa, madoka, ‘magnólia’ e ‘pirilampo’ são lindas! amei. eu gosto muito de português. principalmente da variante falada em portugal. acho lindo demais.

  6. céus, kéroul, como você é culta. sem ironia. nunca tinha ouvido falar dessas duas aí. vou ali no dicionário e já volto, bjs!

  7. hahahahahaha, ‘destrambelhado’ é muito bom, moniquinha. boa lembrança. e eu também gosto de ‘cherish’. me lembra ‘cherry’ e eu adoro cerejas, se é que me entende, hohohoho,tudo a ver. beijim!

  8. dufas

    Eu amo serendipity, acho “dar uma bifa” engraçadíssimo e realmente, bunda é deliciosa.
    beijo,
    Helê

Leave a Reply

