Engazopando

Quem me ensinou esse verbo foi a Tina. Como eu gosto de palavras esdrúxulas, fui logo adotando. ‘Engazopar’ é o mesmo que ‘enganar’, ‘mentir’. Assim nos diz titio Aurélio. ‘Engazopar’ é o que eu estou fazendo aqui, tentando enganar não-sei-quem de que estou empenhada numa tarefa séria, quando na verdade estou é dando voltas ao redor do meu próprio rabo [traduzindo: deveria estar escrevendo minha apresentação pra defesa na segunda, mas nem sei por onde começo. Tudo me parece tão redundante…].

‘Engazopar’ também é o que gostamos de fazer quando estamos presos a uma tarefa chata e inevitável. Uma reunião, por exemplo. Daí que me mandaram uma coisa hilária pra essas horas de tormento e eu pensei: ‘Preciso compartilhar isso com o mundo’ [vocês vejam até onde chega a pretensão da pessoa. Um bloguinho mixuruca desses e ela acha que está disseminando ideias com o mundo. Enfim]. Deixo com vocês sugestões para engazopar nas próximas reuniões em que vocês tiverem o desprazer de comparecer. As atividades são voltadas para reuniões pedagógicas, mas tem alto potencial de adaptação para outros contextos. Experimentem, vocês vão se surpreender. A vida nunca mais será a mesma.

*********************************

Surpreendendo em reuniões pedagógicas:

1) SCHOOL BINGO

Imprima o quadro abaixo antes de começar a reunião, seminário, conferência, etc.
Sempre que ouvir a palavra ou expressão contida numa das casas, marque a mesma com um (X)..
Quando completar uma linha, coluna ou diagonal, grite ‘BINGO ‘!

Inclusão Aprendizagem Cidadão Mercado Leitura
Avaliação Crítica Conhecimento Parceria Estratégia
Sistema Indisciplina Projeto Político-Pedagó gico Escola Professor
Aluno Currículo Efetivamente A nível de Didática
Resultados Paradigma Envolvimento Procedimentos Atitudes

Testemunho de jogadores satisfeitos:
‘A reunião só tinha começado havia 5 minutos quando ganhei!’;
‘A minha capacidade para escutar aumentou muito desde comecei a jogar o  School Bingo’;
‘A atmosfera da última reunião foi muito tensa porque 14 pessoas estavam à espera de preencher a 5ª casa’;
‘O coordenador  ficou surpreso ao ouvir oito pessoas gritando ‘BINGO’, pela 3ª vez em uma hora’;
‘Agora, vou a todas as reuniões da minha escola, mesmo que não me convoquem’

2) GOLPE DE MESTRE:

Como impressionar nas reuniões que requerem sua participação ativa, mas onde porém ninguém vai prestar  muita atenção no que você vai falar.

COMO FALAR MUITO SEM DIZER NADA
A tabela abaixo permite a composição de 10.827 sentenças: basta combinar, em seqüência, uma frase da primeira coluna, com uma da segunda, da terceira e da quarta (seguindo a mesma linha ou ‘pulando’ de uma linha para outra – mas respeitando: uma frase de cada coluna). 
O resultado sempre será uma sentença correta, mas sem nenhum conteúdo.
Experimente na próxima reunião e impressione o seu chefe!!!

EMBROMATION

Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4
Caros professores, a execução deste projeto nos obriga à análise das nossas opções de desenvolvimento futuro.
Por outro lado, a complexidade dos estudos efetuados cumpre um papel essencial na formulação das nossas metas.
Não podemos esquecer que a atual estrutura social auxilia a preparação e a estruturação das atitudes e das atribuições de nossos alunos
Do mesmo modo, o novo modelo didático aqui preconizado contribui para a correta determinação da nova pedagogia.
A prática mostra que o desenvolvimento de formas distintas de atuação assume importantes posições na definição das opções básicas para o sucesso do currículo.
Nunca é demais insistir que a constante divulgação das informações facilita a definição do nosso sistema de formação de cidadãos.
A experiência mostra que a consolidação das estruturas prejudica a percepção da importância das condições apropriadas para o ensino.
É fundamental ressaltar que a análise dos diversos resultados oferece uma boa oportunidade de verificação dos índices pretendidos.
O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o início do programa de formação de atitudes acarreta um processo de reformulação das formas de ação.
Assim mesmo, a expansão de nossa atividade exige precisão e definição dos conceitos de participação geral.

Impressionado? Veja o testemunho de vários usuários satisfeitos:

a. ‘Ao terminar de falar, fui aplaudido por todos de pé!’;
b. ‘A minha capacidade de falar em público aumentou muito desde que comecei a usar o método Techinical Embromation ‘;
c. ‘Meu coordenador não prestou atenção mas disse que falei muito bem durante a reunião’
d. ‘O mais legal foi ouvir antes dos aplausos duas pessoas gritarem BINGO.’

****************************************

Não é maravilhoso? Fala sério, it made my day.

Agora desafio vocês a sugerir as frases mais criativas a partir da tabela, ok? Começando: um, dois, três e …………………………………………………..já!

13 Comments

Filed under Uncategorized

13 responses to “Engazopando

  1. Ronzi Zacchi

    Cris, genial! Vou copiar e montar uma própria para minha área. hehe.

  2. realmente, genial.
    pra que as pessoas fazem teses mesmo?

  3. Qdo eu recebi isso, brincamos umas duas vezes. Mas olha, aqui é bingo direto, ce fica até perdido. rs bjobjo

  4. esse quadro pra montar as frases é perfeitoooooooooo, adoro.
    bjs

  5. não é, ju? também achei. beijusss!

  6. hahahahahaha, é mesmo, haline? no meu ex-trampo também era assim. agora onde estou também tem essa coisa ‘vazia’, mas lá também rola muita política, então é bom ficar ‘ixxperto’. sabe como é, funcionário público: ninguém pode te mandar embora, mas podem te dificultar a vida. eu nunca havia trabalhado num lugar onde se faz política [e não estou dizendo política partidária, mas um conceito mais amplo] o tempo to-do. as reuniões ão mais ‘esquentadas’. eu me divirto e nem dá pra ficar gritando bingo, hehehehe.

  7. hahahahaha, também adorei, ronzi. bjs

  8. F. juro que não sei porque se fazem teses. deve ser porque tem um bichinho dentro da gente que fica azucrinando e força a gente a escrever. sei lá, rs.

  9. Aqui onde eu trabalho é exatamente assim: respira-se política. Interna e externa. E uma depende da outra. Ce nunca sabe qual time tá ganhando. Por isso, é melhor brincar de bingo. rs

  10. PD

    Hilário e verdadeiro.
    Vou imprimir e usar.

  11. imprima, imprima. aposto que teu humor vai melhorar, hahahahaha. beijão!

  12. Ah! é a tradução de to proscratinate. Um dos meus maiores pecados 😉 Adorei as tabelinhas mas infelizmente parece que não funciona muito pro meu ramo de trabalho, hehe.

Leave a Reply

