Nus

Uma das coisas que eu fiz quando esses mocinhos estavam aqui me visitando foi ver esta exposição com eles, a qual estava acontecendo numa galeria do centro da cidade, perto do Arco do Teles. O nome do fotógrafo é Valdir Cruz e, até pedir ajuda a deus, eu nunca tinha ouvido falar dele. Hoje mexendo aqui nos meus papéis achei o folder da exposição e fui procurar saber mais sobre o cara.

As fotos da exposição aqui do Rio eram uma série de nus femininos belíssimos, mas, fuçando o site do artista, dá pra achar outras coisas muito interessantes também, como esta série sobre carnaval. Os nus do Valdir me impressionaram pela qualidade e pela dimensão das fotos. E por revelar um jogo de sombras que promovem um efeito de ‘mostra/esconde’ muito bonito. As mulheres do Valdir são mulheres reais, com corpos reais – e, por isso mesmo, tão belos. Todas muito voluptuosas, cheias de sinuosidades e reentrâncias.

valdir cruz

São também corpos que se integram ao cenário, muitas vezes natural, quase como se fizessem parte dele, como nesse lindo ‘Nude at waterfall‘:

valdir cruz 2

O trabalho em preto-e-branco me agrada pelas infinitas possibilidades de abstração [embora eu ache que fazer arte com cor seja muito mais difícil…]. Eu também aprecio o ar de abandono e languidez de algumas das modelos. Enfim. As fotos estavam a venda e eu super-cobicei – mas apenas um pequeno detalhe inviabilizava a compra pelos comuns mortais: eram caríssimas!!!!

Sendo assim, eu acho que cada um deveria partir pro ‘faça-você-mesmo’, algo que esse meu amigo aqui já faz [por sinal, muito bem], e produzir a sua própria série de fotos peladas. É isso, gente. Lutemos pela democratização da arte, né?

2 Comments

Filed under Uncategorized

2 responses to “Nus

  1. Su

    u-au! Tô encantada com as fotos do site desse (já não mais) desconhecido Valdir Cruz. Valeu pela dica! 🙂
    Beijos com saudades!

  2. eita. quem é vivo sempre aparece, hein, dona su, hehehehehe. que bom que você gostou. bjs!

Leave a Reply

