O menor conto do mundo

Tentando retomar a minha verve ‘leitora’ depois da tese, andei ‘cavucando’ posts no blog véio. Esse aqui é dos que mais gosto.

***************************************

O argentino Ricardo Piglia, num artigo intitulado “Teses sobre o conto“, afirma que o conto sempre conta duas histórias. O texto abaixo, do escritor guatemalteco Augusto Monterroso, é considerado o menor conto do mundo.

Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá.

Quais seriam as duas histórias entrelaçadas nessa narrativa?

Leia mais microcontos aqui (clique na casa para ler os contos do site).

*****************************************

Esse, até agora, é um dos meus favoritos:

Ela disse que ele era despudorado. Limpou os lábios e saiu.

(Fernando Henrique Baldissera)

***************************************

Ainda sobre o artigo do Piglia, linkado no Biscoito Fino: Emma Zunz, do Borges figura na lista dos meus contos favoritos. Se puderem, leiam. Eu acho uma obra prima.

4 Comments

Filed under Uncategorized

4 responses to “O menor conto do mundo

  1. monica

    Oi,
    Muito bons os microcontos, há tb mini sagas, vi num site algumas escritas por alunos do fundamental. Relerei Emma Z.
    Bjs,
    Mônica

  2. sim, moniquinha, os mini contos são bem bacanas. quanto às mini sagas, eu não li ainda. e emma zunz vale ser relido over and over, bem como todos os contos do borges. li no jornal hoje que há um livro dele com diálogos sobre filosofia. óbvio que será minha próxima aquisição, hehehe. bjs [e quando as mulheres de nietzsche se reunem?]

  3. Gabriel Viero

    este site é muito bom, pois contem muitas informaçoes…
    Parabens!!!!!!!!

  4. Valeu, Gabriel. Volte sempre, beijos!

Leave a Reply

