Filosofia pra começar o dia

É notável que consigamos descrever o mundo, e que consigamos inclusive falar sobre coisas que nunca existiram e jamais existirão? É absolutamente notável que sejamos capazes de usar a linguagem, sem dúvida. Mas é também absolutamente notável que certos peixes nasçam nos rios, migrem para o mar e, depois de muito tempo, consigam orientar-se em meio ao oceano, achar a foz do mesmíssimo rio em que nasceram, e voltar ao seu lugar de origem para desovar. Apesar de todo o assombro que esse fato possa nos causar, até onde eu sei, ninguém até hoje postulou a existência de um mapa dos oceanos na “mente” desses peixes. A ciência investiga o que torna isso possível examinando a fisiologia desses organismos, seus padrões de interação com o ambiente, e as capacidades comportamentais que eles exibem. Não há razão para agir de outro modo com relação à linguagem.

João Vergílio Cuter, prof. da USP em: “Intencionalidade em Wittgenstein: a crítica sistemática da filosofia tradicional”. Revista Mente, cérebro e filosofia. 9, p. 16-23, 2008.

*************************************************

Para os loucos que, como eu, se interessam pelo assunto, tem também uma palestra do João Vergílio gravada em DVD. Ela se chama “Wittgenstein e a virada linguística da filosofia” [Para comprar é só ir aqui]

Advertisements

2 Comments

Filed under Uncategorized

2 responses to “Filosofia pra começar o dia

  1. O livro Breve Historia de Quase Tudo http://www.submarino.com.br/produto/1/1090257 comenta sobre isso também… E é um dos motivos que eu acho que TUDO é possível.

  2. sobre os peixes? vou lá dar uma olhada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s