1 + 9

Na numerologia, ’19’ é o começo de tudo. É o primeiro e o último, o alfa e o ômega, o retorno às origens. Não importa. Não acredito em numerologia mesmo. Para mim, esse número quer dizer apenas uma coisa: é o início da tua vida adulta, tua entrada numa outra fase na qual eu ainda não entendi muito bem onde vou me colocar.

Sabe aquela história de que filho é pro mundo? Começa quando a gente sai do hospital carregando, meio desajeitada, um pacotinho que chora o tempo todo. Mas a coisa só começa a se materializar mesmo agora. Antes são só abstrações pertencentes ao terceiro domínio platônico. Estou experimentando ser mãe de um adulto na acepção plena do termo. Faculdade, namorada ‘firme’, chopadas, churrascos, festas sem fim, porres, vodca Absolut, festinha em casa quando a mãe viaja, bronca do síndico, escolhas na profissão, caminhos que você sonha em trilhar. Tudo meio misturado e eu tentando achar o que se chama de ‘meio termo’. É um tal de me policiar agora, de me segurar para dar palpite só quando solicitada [rs], de não me aborrecer quando você pede minha opinião e faz exatamente o contrário do que sugeri, de me convencer do óbvio: as escolhas são tuas, os erros são teus, mas, se você errar, eu vou estar aqui pra dar bronca e colo, porque, afinal de contas, mãe é mãe. Se existe alguma verdade universal – e disso eu duvido muito – essa deve ser uma delas. Mãe é tudo doida varrida, mas é preciso pôr um freio gigantesco na ‘bem querença’ porque o mal é todo feito de excessos também.

No final das contas, eu me contento em ser apenas aquilo que a minha amiga Mari me disse hoje: eu criei ‘aquele cara muito legal’ que aparece ao final do Menino Maluquinho. Foi o maior elogio que já recebi.

Parabéns pra nós, filhote.

6 Comments

Filed under Uncategorized

6 responses to “1 + 9

  1. Ontem estava conversando com amigo de Niterói. Sobre formatura e vestibular do filho, e amigo perdendo essa fase aí no Brasil , junto ao filho. E que tudo passa tão rápido, e que essa fase não volta mais. Eu fico tocada, mesmo , com Histórias de filho contadas assim, me vejo com os meus, de como crescem rápido. Enfim, parabéns procês, lindos.

  2. monica

    Oi Cristiane,

    teus escritos fazem bem pros olhos e pra alma.
    Beijos em você e filhote.

    Mônica

  3. êêêêêêê, manda beijos e cheiros e upas.
    eu adoro ele.

  4. êêêê, PARABÉNS!!!!!!
    beijos procês

  5. Ser mãe é parecer não ter juízo.

  6. Meu Deus, é sério essa história do 19?
    Podemos fazer com que seja?
    Isso é importante.

Leave a Reply

