Meta [fora]

Vou dizer o óbvio: tá muito quente, não? E com esse calor não dá pra se pensar em nada que preste. Juro que eu tento, mas não consigo. Se pensar já é difícil, realizar então, impossível. Daí eu penso no que quero fazer em 2010. E vejam que não é pouca coisa. Só que, além desses fatores ambientais, vamos combinar que está meio tarde pra se falar em ‘planos para o ano novo’. Porque todo mundo falou disso quando havia uma vibe ‘vamos falar de ano novo’. Agora já era. Mas mesmo assim eu penso, já que sou toda errada e gosto de acreditar que ser diferente de todo mundo é super cool.

Então. Voltando ao assunto, eu não gosto de falar de planos, prefiro ‘metas’. Porque ‘planos’, ainda mais assim, no plural, parece coisa que a gente está fadada a abandonar mesmo. Eu gosto de traçar metas pra minha vida e, em geral, eu consigo cumpri-las. No entanto, eu prefiro elaborar metas para períodos mais longos, 4, 5 anos. Foi assim de 2004 pra cá. As metas maiores eram acabar o doutorado e passar num concurso federal. Posso dar um ‘tiquezinho’ ao lado desses dois. Havia outras metas menores e elas foram, aos poucos, pavimentando o caminho pra essas duas aí. Agora eu ando pensando nos próximos 5 anos que virão. E tracei o seguinte [pausa para a listinha, porque listinhas me gustam]:

1. Pra 2010 eu quero, em primeiro lugar, cuidar mais de mim. Decidi que, além de correr com mais constância, eu quero fazer outro tipo de exercício. A questão é que eu odeio academia com todas as minhas forças. Eu sou libriana e mulherzinha e acho academia um lugar feio, fedido e insalubre. Mesmo as que são bonitas e ‘pseudo’ chiques não me agradam. Daí que depois de procurar muito, acabei indo numa dessas academias ‘só para mulheres’. Tá, eu também tinha preconceito, mas depois de fazer uma aula experimental eu posso dizer que adorei! Não tem como não gostar de um lugar limpinho, cheiroso, com um banheiro cheio de produtinhos maravilhosos para as alunas usarem durante o banho e o melhor: sem aquele monte de macho marombado e suado [hahahahaha, podem me bater]. Aliás a combinação do adjetivo ‘suado’ com o substantivo ‘macho’ só é aceitável em alguns contextos nos quais a academia não se insere. Quando conseguir me acostumar com um ritmo mais puxado de exercícios, eu quero inserir outra atividade que pode ser pilates ou natação.

2. Minhas outras metas para o ano são basicamente acadêmicas. Preciso publicar minha tese [uns dois ou três artigos] e mandar trabalhos para congressos. Tive um trabalho aceito pra esse aqui, em maio, Caxias do Sul. Mas eu quero fazer mais uns três, até o final de 2010.

3. Já decidi que quero mesmo fazer um pós doc no exterior. E embora não tenha ainda ideia de projeto, decidi que vou tirar umas horas por semana pra me dedicar a isso. Ler e estudar e pensar num possível projeto. Tenho que esperar mais dois anos até o final do meu estágio probatório [exigência em qualquer concurso, pelo menos na área federal] pra poder pensar em pedir uma licença para estudos. Portanto, posso ir com calma nesse item.

4. Preciso dar um jeito, de uma vez por todas, na minha vida financeira. Depois de alguns anos na corda bamba e vivendo de frilas a pessoa acumula uma série de ‘erros’. Esse ano eu quero consertá-los TODOS. Nem que para isso precise de chicote.

Pronto, acabou. É uma listinha bem pouco ambiciosa na minha opinião. Itens como ‘encontrar o príncipe encantado’ , ‘casar de novo’ e ‘ganhar muito dinheiro’ ficaram de fora por razões óbvias. Estão pensando que eu sou boba? Eu acredito em horóscopo, que é coisa séria. Nesses contos da Carochinha aí, acreditem os desavisados, oras.

14 Comments

Filed under Uncategorized

14 responses to “Meta [fora]

  1. Tina Lopes

    Fiquei com inveja, vou fazer listinha também.

  2. gostei das metas, mas a primeira é a mais importante de todas, sem ela o resto não anda.
    bjs

  3. CariocaExilado

    A listinha é um bom começo, mas não é tudo.

    “Nem que para isso precise de chicote.”

    Feitor se apresentando. Alguma preferência com relação ao chicote ou qualquer um serve?

  4. Pior que no frio, Ao invés de ficar na rede, dá vontade de ficar na cama e num fazer nada também… Será que deveriam mudar virada de ano pra primavera? =)

    Tenho amigas que frequentam as academias de só mulher e adoraram mesmo, depois conte a experiência =)

    Tem prazo pra cumprir a publicação da tese?

    No que precisar de ajuda pra investigar as doc aqui na Inglaterra, so avisar viu?

    Boa sorte com a listinha, espero que daqui 5 anos um post vai contar o sucesso de todos esses 4 pontos 🙂

  5. Tina, já li a tua listinha e gostei também. Esqueci de colocar na minha: ler mais e ser mais disciplinada com as leituras. Vou fazer um ‘pideite’ depois, hehehe.

    Ju, concordo que se cuidar é meta número 1. Tô empenhada nisso, menina.

    Carioca, meu amigo querido, qualquer chicote serve, pra falar a verdade. Eu não tenho disciplina pra nada, sou bem caótica e estou aceitando inscrições para feitor. Como até agora você foi o único que se inscreveu, o cargo é seu 😉

    Leleizinha, vamos por partes, como diria Jack. A academia para mulheres é bem legal sim. Gostei do ambiente, do cheiro [muiiiiiito importante], do atendimento, de tudo. Meu prazo para entrega da tese na PUC é dia 26 de fevereiro, daqui a praticamente um mês. Ainda nem comecei [tá vendo porque preciso de feitor?]. Te agradeço muito se você puder ver essas paradas de pós doc aí na terra da rainha. A princípio, estou pensando em duas possibilidades, Inglaterra e Áustria, mas vai depender dos programas e da CAPES, acho eu.

    Um beijo nocês tudo!!

  6. Ótimas metas, cris, e devo dizer que todas cumpríveis, vc até já começou.
    Estou fazendo pilates uma vez por semana e hidroterapia duas vezes, adoro estar dentro da água, e os exercíciso são facinhos…:)
    Se precisar de ajuda com o projeto, disponha.
    Sei que não pediu, mas minha sugestão: england (fica mais perto de paris :).
    Ah, e ainda não escrevi pro arteplex, mas vou.
    um abraço,
    clara

  7. eu já comecei, estou fazendo caminhada…
    [estou tão bem q sonhei q estava correndo…kkk]
    bjs

  8. CariocaExilado

    Cargo aceito! Porém, precisamos definir salário, benefícios, gratificação anual e outros pequenos detalhes. Afinal, sou capitalista selvagem, comedor de fígado (e de outras coisitas mais) de não tão crianças.

  9. Oi Cris! Devo ter te achado aqui pelos 6 graus que nos separam (rs).
    Prefiro falar em meta, também. Mesmo porque o tal do discurso de alocação de recursos e articulação dos processos me deixa com essa mesma cara que você fez aí (Hein?!).
    Tem que relacionar tempo e valor, mesmo! Quero juntar tanto dinheiro até tal data ou perder tantos quilos até mês tal ou como você colocou publicar 05 (pelo que entendi) artigos até o final de 2010.
    Mas vem cá…fala verdade…às vezes não dá uma vontade de falar: “gênio da lâmpada me concede 3 desejos AGORA!” Lidar com o tempo e a dedicação necessários para atingir tais metas é que são elas…

  10. bom, vou responder de cima para baixo, rs. oi, clara! poxa, obrigada pela força e pela sugestão. eu também acho england bem mais interessante, rs.

    juzinha, vai com tudo na caminhada que daqui a pouco você começa a dar umas corridinhas. quando comecei eu não aguentava correr nem 2 min. vai aos pouquinhos, mas não esquece de ir ao médico e ver se está tudo ok pra começar a correr.

    carioca, eu tenho medo de gente que come fígado cru, hahahahahaha.

    oi, carla!! legal você ter me achado. olha, eu acho que preciso de metas e prazos claros justamente porque não sou nada disciplinada. meu ‘método’ de trabalho é um caos total. eu penei pra alcançar as metas que tracei há cinco anos atrás, foi muito sofrimento e ranger de dentes, mas, enfim, consegui. é preciso uma mega dedicação e muita força de vontade e na maioria das vezes o cansaço também é mega. ah, e quanto aos artigos: eles são ‘apenas’ três, rs. e acho que uns 3 ou 4 congressos tá de bom tamanho, até porque a gente gasta uma grana com viagem, acomodação e tals. e eu ainda não sei como fazer pra conseguir auxílio financeiro da minha instituição. mas eu chego lá. bjs!!

  11. poisé, estou indo devagar…
    qualquer hora dessas eu chego aí correndo, rs.
    bjs

  12. PD

    C, pare de judiar desse corpinho gostoso que Deus te deu. 😉

  13. Su

    Tava mais do que na hora de te visitar, mó vergonha tanto tempo! Tava com saudades.
    Adorei a listinha, e já tô providenciando a minha (logo eu, que ODEIO listas… humpf). Torço pra que você alcance todas as metas! Beijos, querida!

  14. Posso ver a pós pra ti sim, me avisa quando tiver mais detalhes, e depois a gente fala com calma disso 😉

Leave a Reply

